Para definir boas estratégias de negócio é necessário conhecer alguns indicadores financeiros, a fim de que as decisões do seu escritório sejam embasadas em informações realistas. Confira alguns dos principais indicadores que separamos!
? Margem de lucro: calculada a partir da divisão do lucro pela receita bruta, aferindo a lucratividade do negócio.
? Índice de inadimplência: é obtido pela divisão do valor não recebido pelo total de faturamento do mesmo período, multiplicado por 100 para se obter o valor em percentual.
? Prazo médio de recebimento: estima o tempo médio de pagamento levado pelos clientes. Esse índice é calculado a partir da divisão entre o saldo das contas a receber e o faturamento médio dos três últimos meses, e, então, multiplica-se o resultado dessa divisão por 90, indicando o número médio de dias.
? Curva ABC: permite a organização gráfica de clientes ou despesas em uma curva financeira, buscando indicar quais são as principais fontes de receitas ou de gastos do escritório.
Existem, ainda, outros indicadores que podem ser levados em conta. Para saber mais, siga nossas redes sociais, ou acesse nosso site: