A linguagem deve sempre se adequar ao meio de comunicação utilizado e ao público-alvo que se quer atingir, especialmente quando pensamos na atuação de profissionais em redes sociais.
No caso dos escritórios de advocacia, em que o conteúdo digital não só é limitado pelo código de ética, deve haver também o cuidado de não utilizar em excesso a linguagem técnica do Direito, visto que, geralmente, a maior parte do público que se quer alcançar não possui conhecimentos jurÃdicos avançados.
O mesmo também se faz verdadeiro fora do ambiente virtual, por exemplo em uma reunião, na qual é necessário traduzir uma situação legal complexa para um leigo. E o profissional que falhar nessa tarefa terá dificuldade não só em demonstrar a qualidade do seu trabalho, mas também em fazer com que o cliente se sinta seguro.
Contudo, no âmbito institucional, de comunicações internas, a linguagem pode ser mais técnica, buscando a precisão ao coordenar uma equipe, alinhar tarefas e definir estratégias.
O importante é que o comunicador sempre esteja atento a essas questões, caso contrário falhará em publicizar o seu trabalho, em agradar os seus clientes e em gerir o seu escritório.