"Inovação” é um termo que tem se tornado cada vez mais frequente no meio corporativo, sendo, talvez, um dos conceitos mais influentes do momento. Todos queremos ser inovadores, queremos ditar as tendências do mercado, produzir algo ou oferecer um serviço único.
Contudo, a forma como a inovação nos é apresentada pode conferir uma falsa sensação de instantaneidade. Afinal, quando temos contato com algo que seja verdadeiramente singular e distinto de tudo aquilo que o mercado oferece, observamos o produto em seu estágio final, em sua forma completa. E como vivemos em tempos de produção tecnológica acelerada, essa situação ocorre com relativa frequência.
Assim, empreendedores podem ter a impressão de que a inovação é apenas fruto de uma grande ideia, sem levar em conta os anos de pesquisa, treinamento, estudo, tentativa e erro que antecederam esse produto ou serviço, além de todo ambiente criativo que foi construído para que essa ideia tomasse forma.
Por esse motivo, nosso sócio, Mario Esequiel, afirma que é preciso tempo para inovar, porque não se trata de um fenômeno instantâneo, muito menos sem causa, exigindo foco, dedicação, paciência e tolerância a erros.