Com a situação que o Brasil está vivendo nos últimos anos, somada aos impactos financeiros causados pela Covid-19, o panorama econômico do país mudou drasticamente. Não por menos, o país atingiu 14,7% de desemprego no primeiro trimestre de 2021, sendo o maior valor apurado desde 2012 segundo o IBGE.
Por isso, devemos sempre estar preparados para a possibilidade de sermos demitidos, de perdermos um cliente que contribui significativamente para o lucro do escritório, principalmente em momentos de crise.
Porém, quando dizemos que devemos sempre estar preparados para uma demissão, não se trata apenas de possuir uma boa preparação financeira, como nosso sócio-fundador, Mario Esequiel, afirma em seu livro “Gestão Eficiente de Escritórios de Advocacia”.
Mas uma questão de buscar diariamente formas de melhorar, de se atualizar, para se manter relevante para seus clientes e para seu próprio crescimento profissional.
Ainda, é preciso estar preparado para os efeitos psicológicos que a perda de um cliente relevante pode causar, sendo vital se manter animado e conseguir se empenhar com a mesma intensidade.
Assim como, numa demissão, ter condições de um tempo necessário para uma auto-avaliação e retomada.