Voltar

Publicações



22/04/2020
Encontrando oportunidades com SWOT

Estamos sendo bombardeados de todos os lados por notícias, informações, dados, sugestões, não só sobre o coronavírus como também o que fazer sob o ponto de vista profissional.

LIVES de todos os tipos e gostos.

Se já estávamos atordoados com o volume de informações antes desta crise, que já nos deixava estressados e ansiosos, agora, se não estabelecermos um filtro e limites, vamos enlouquecer, e o que menos precisamos neste momento é perder o equilíbrio, a sensatez.

Em se tratando da economia, já vivenciamos outras crises, mas nenhuma igual a esta! Para mim, a que mais se aproxima (porém em proporções bem menores) foi quando, no Plano Collor - março de 1990, houve o confisco dos recursos nas instituições financeiras e congelamento de preços.

Para os mais jovens é bem provável que não saibam exatamente do que se trata, portanto vamos aqui a um breve resumo.

De maneira bem sumarizada, sem a pretensão de uma análise econômica financeira do Plano, o que se observou com a implantação , dentre outras medidas, foi:

-Congelamento de depósitos e aplicações que excedessem NCz$ 50 mil (moeda da época) por 1,5 ano com rentabilidade da inflação mais 6% a.a.;

-Troca da moeda de cruzado novo (NCz$) por cruzeiro (Cr$) à razão de NCz$ 1,00 = Cr$ 1,00;

-Congelamento de preços e salários;

Na época, eu era gerente financeiro de uma multinacional, e de um dia para outro, estava com NCz$ 50 mil na conta da empresa para pagar todas as despesas, folha de salários, impostos etc.

É bem verdade que todos estavam na mesma situação, ou seja, nossos clientes também não tinham dinheiro para nos pagar.

Nós, pessoas físicas, idem.

Tudo isto tendo que entender todas estas regras, negociar com funcionários, clientes e fornecedores, enfim, uma loucura!

O que mais aprendi :

Manter a calma seja lá qual for a situação, pressão ou estresse.

Entendo que agora temos que seguir esta “receita”, dentro do possível, é claro! pois a situação atual tem um ingrediente a mais: a nossa saúde!

Sendo assim, diante do que estamos vivendo, faço as seguintes sugestões:

1) Mantenha a calma

Existem diversos mecanismos para ajudar a acalmar, mas sugiro que cada um busque aquilo que mais se sinta confortável, dentro do que especialistas da área recomendam: atividade física; exercícios de respiração; Yoga; meditação; concentrar-se no “aqui e agora” etc.

2) Evite uma exposição exagerada às informações

2.1) Sobre o coronavírus

Escolha alguns momentos do dia e alguns órgãos/fontes de informações confiáveis para se manter atualizado e esqueça o resto. Evite e-mails, WhatsApp, mídias sociais que chovem em nossos canais. Existe muito “mais do mesmo” que não acrescentará nada e muitas informações falsas, e tudo isso irá gerar desgaste, estresse e não contribuirá em nada.

2.2) Sobre sua área de atuação

Aqui siga o mesmo, escolha alguns momentos do dia e alguns órgãos/fontes de informações confiáveis para se manter atualizado e evite os demais. Evite e-mails, WhatsApp, mídias sociais que chovem em nossos canais. Existe também muito “mais do mesmo”.

3) Faça uma análise SWOT do seu escritório / empresa

S (strengths ou forças)

Olhe para você, para sua organização e, com o máximo de sinceridade e honestidade identifique quais são suas forças, no que você é realmente bom, quais os seus diferenciais competitivos, suas melhores habilidades e competências.

W (weaknesses ou fraquezas)

Ainda olhando para você, para sua organização agora, com a mesma sinceridade e honestidade reconheça quais as suas maiores deficiências, incompetências, aquilo que você não domina, não tem expertise.

Os 2 itens acima, forças e fraquezas, são olhares para dentro.

O (opportunities ou oportunidades)

Agora olhe para fora da sua instituição, olhe para o mercado, para o país, estado, cidade, seguimentos de mercado aonde atua e procure identificar oportunidades para a prestação de serviço da sua organização.

T (threats ou ameaças)

Da mesma forma, olhando para fora, identifique quais ameaças a conjuntura atual pode oferecer a você e sua sociedade.

Estes olhares devem ser os mais verdadeiros possíveis, com otimismo e não pessimismo.

Todos temos pontos positivos e negativos, toda situação apresenta oportunidades e ameaças.

Diante destas análises, identifique oportunidades que poderão ser aproveitadas com as suas forças, suas habilidades e construa um plano de ação para oferecer ao mercado.

Veja que não há necessidade de construir nada megalomaníaco, não é para dominar o mundo, mas sim ajudar seus clientes atuais e potenciais, e consequentemente o mercado.

Ao mesmo tempo, mas sem paranoia, identifique as ameaças e as fraquezas e também construa um plano de ação para mitigar estes riscos.

Alguns exemplos de oportunidades com a ajuda de eventuais forças identificadas: renegociação de contratos; reorganização na esfera trabalhista; orientação com relação a regras de compliance; aproveitamento de oportunidades tributárias etc.

Exemplos de ameaças frente às fraquezas:

implantação de sistema home office sem uma estrutura adequada de TI; trato das informações de forma remota sem mecanismos de segurança competentes etc.

4) Estabeleça uma rotina / agenda de trabalho

Elabore uma agenda de trabalho, com rotinas predefinas, mas não se esqueça de deixar espaço para emergências, eventualidades.

- Momentos para se reunir com a equipe de forma virtual;

- Check list de atividades, follow ups;

- Momentos para se atualizar com informações sobre o quadro da crise nacional e internacional;

- Em home office, momentos para a rotina da casa;

- Momentos para pensar e planejar o seu negócio (item 3 acima);

- Momentos de lazer e com a família.

E por fim, procure dentro do possível, tratar toda esta situação com otimismo e leveza, porque vai passar!

E quando passar, poderá colher bons frutos do que plantar agora, tanto na área pessoal, quanto na profissional.

 

A BÓREA , consultoria especializada em gestão de escritórios de advocacia, é liderada por Mario Esequiel, que atua há anos no mercado jurídico, possuindo experiência em grandes escritórios de advocacia, e pode apoiar a gestão do seu escritório.



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo